AMD FSR 3 chega aos consoles com aumento de 72% mais FPS
AMD FSR 3 chega aos consoles com aumento de 72% mais FPS
AMD FSR 3 chega aos consoles com aumento de 72% mais FPS

FSR 3 chega aos consoles com aumento de 72% mais FPS

A AMD expandiu a disponibilidade do FSR 3, sua tecnologia de super resolução espacial, para os consoles PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Immortals of Aveum, publicado pela Electronic Arts, é o primeiro jogo a receber o FSR 3 nessas plataformas.

Além da implementação do FSR 3, a atualização para Immortals of Aveum nos consoles também inclui suporte para HDR. O AFMF (AMD Fluid Motion Frames), o gerador de quadros do FSR 3, também recebeu melhorias na versão para PC, onde a tecnologia já estava disponível desde o lançamento do jogo.

Com a chegada do FSR 3 nos consoles, os jogadores de PlayStation 5 e Xbox Series X|S podem ter acesso a uma experiência de jogo mais fluida e com melhor resolução, mesmo em hardwares menos potentes. Isso é possível graças à capacidade da tecnologia de renderizar imagens em resoluções mais baixas e aprimorá-las para resoluções mais altas, sem comprometer significativamente a qualidade visual.


Desempenho com o AMD FSR 3 no PS5

Em relação à implementação de tecnologia na versão para consoles, o canal Daniel Owen testou o jogo Immortals of Aveum no PS5 com o frame generation ativado. A captura foi feita em uma tela OLED com suporte a VRR de 120 Hz.

O desempenho no FSR 3 ultrapassa facilmente os 60 FPS, atingindo mais de 100 FPS em alguns momentos. Sem o gerador de quadros, o PlayStation 5 entrega cerca de 60 FPS no modo performance.

Segundo o youtuber, ao configurar a tela para 60 Hz, o atraso nos comandos aumenta significativamente, problema que pode ser minimizado desativando o V-Sync, embora isso cause screen tearing, resultando em falhas visuais na tela.


Desempenho com o AMD FSR 3 no Xbox Series X

Nos testes realizados pelo canal Digital Foundry, o desempenho no FSR 3 com Immortals of Aveum apresentou um aumento significativo de desempenho ao utilizar a tecnologia de geração de quadros da AMD.

Inicialmente, o jogo registrava uma média de desempenho entre 40 e 60 FPS. Com a implementação da tecnologia, essa média subiu para valores entre 90 e 100 FPS, representando um aumento de performance de 72%, sem comprometer a resolução.

Esta é a primeira implementação do FSR 3 nos consoles, e como tal, ainda há alguns aspectos que precisam de refinamento. Um dos problemas observados é que a geração de quadros não inclui a interface do jogo, exibindo de forma desatualizada à contagem atual de frames. Além disso, alguns efeitos gráficos apresentam glitches, afetando a experiência visual.

A introdução do FSR 3 nos consoles representa um avanço significativo em termos de desempenho, mas também destaca os desafios que ainda precisam ser superados para uma integração perfeita. A melhoria de desempenho observada com o uso desta tecnologia é promissora, e futuras atualizações provavelmente corrigirão os problemas atuais, melhorando ainda mais a experiência de jogo.

Fonte: Steam I Digital Foundry

Veja também:

Veja também: